home

sábado, 10 de janeiro de 2015

5 dicas para manter a saúde no calor

As ondas de calor são cada vez mais comuns, mas muitas pessoas não percebem quão perigosas elas são. Durante uma onda de calor no nordeste da Ásia ano passado, 750 mortes foram atribuídas diretamente ao clima. Embora não haja números oficiais, aqui no Brasil estamos expostos aos mesmos riscos. Para dar apenas um exemplo, ontem, um dia ensolarado, típico do verão extremamente quente do Rio de Janeiro, a temperatura das areias na praia de Copacabana chegou a 54 graus.

Eis cinco dicas para se manter saudável no calor.Em dias muito quentes…

1) Dispense a cafeína e o álcool. Eles são diuréticos e podem contribuir para a desidratação.

2) Fique em dia com a água. Beba de 2 a 3 litros por dia, mesmo que não sinta sede. Se sua ingestão de líquidos for limitada por motivos clínicos, consulte seu médico.

3) Pegue leve nos exercícios e evite atividades durante as horas mais quentes do dia. E fique de olho na umidade: seu corpo tem mais dificuldade para esfriar quando o suor não consegue evaporar. Além da água, bebidas isotônicas são boas aliadas contra a desidratação, pois repõem os eletrólitos e sais minerais, fundamentais para o funcionamento das células.

4) Evite alimentos ricos em proteína. Carne e laticínios aumentam a temperatura corporal e a perda de líquido. Opte por saladas e frutas, que contêm água.

5) Atenção aos idosos. Muitos tomam remédios que podem causar desidratação. Encoraje-os a beber água e, se possível, manter o ar-condicionado ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário